Pinceladas – Os Olhos do Gato
E a sessão Pinceladas não está esquecida 😉
Essa semana, em uma das aulas, o professor Martini estava passando referências pra nós. E uma delas, entre Piranesi e Marcelo Grassmann, deixou todo mundo meio intrigado.
Trata-se de Os Olhos do Gato (Les Yeux du Chat), uma HQ roteirizada por Alejandro Jodorowsky e ilustrada por Jean Giraud sob o psudonimo de Moebius, respectivamente chileno e frances. A graphic Novel estava ali exatamente por ter sido feita em gravura em metal por Moebius. A edição que apareceu em minhas mãos na aula é nacional, foi publicada pela Martins Fontes em 1987.
Algo que foi engraçado é que a Graphic Novel passou de mão em mão, e em determinada página todo mundo fazia uma cara sensacional de WTF. Fiquei morrendo, querendo roubar da mão do pessoal pra ler (não façam isso caso vocês queiram manter relações sociais saudáveis). Sabe aquela surpresa deliciosa? E conhecidentemente falava sobre um gato, eu havia passado o dia todo do lado de um e estava arrasada por não ter um gatinho em casa.
Os Olhos do Gato não tem muitas explicações anteriores e posteriores a história central. É um conto somente, reflexivo, pra ler 5000 vezes seguidas. É tudo tão simples e tão forte nos desenhos e no roteiro que ler de novo pra assimilar é praticamente natural. Poucas histórias conseguem te impactar tão rápido por serem tão dementes e tristes assim.
Algo muito interessante é a visão cinematográfica (foi o melhor que pude chegar pra tentar definir) dos autores. Em toda página da esquerda o quadro é o mesmo, como se fosse uma camera parada filmando, independente da cena que está acontecendo na página direita. Melhor que explicar é mostrar né?
Enfim, foi uma surpresa incrível e virou um must have do meu acervo pessoal.(quero ver pra eu achar LOL) Eu de fato não conheço nem um pouco do que gostaria, nada. Se quiser dar uma olhadinha nessa graphic novel, veja aqui
Parece deveras interessante esta Graphic Model. Estou dentro, claro! 😀
O Jodorowsky não é chileno?
Oi anonimo, você tem razão, é que na fonte que eu olhei estava que ambos eram francesas, mas na wikipedia consta que ele é chileno. vou arrumar, obrigada.
Ótimo Post. Este quadrinho é muito bom!!! Vale a pena ler Incal da mesma dupla, foda demais. Sem falar no filme Montanha Sagrada, do Jodorowsky!!
Falowss
fantástico. engraçado é que na minha época de faculdade também tive aula com essa HQ.
Um cheiro. Corisco69