Vampiros na Cultura Pop – De Drácula e Nosferatu a Crepúsculo e True Blood
Se você gosta de literatura fantástica, horror, joga RPG, cria histórias ou é ilustrador está aí uma referência básica e em português sobre vampiros pra ter em casa.
Os jornalistas Mauricío Muniz (que cedeu gentilmente o material deste post e o release do livro) e Manoel de Souza, ao lado de alguns colaboradores, se juntaram e pesquisaram exaustivamente a presença dos seres noturnos mais amados do mundo do horror na cultura pop. Seja no cinema, nos quadrinhos, na literatura e em todo tipo mídia, essas criaturas são um ícone do imaginário humano, e são retratadas com detalhes em cada página.
O livro tem uma diagramação que me lembrou revistas bem sofisticadas, tem uma identidade visual muito refinada e cheia de imagens bem explicativas e com um conteúdo riquíssimo, cheio de detalhes. Exatamente por estar bem ilustrado aparentemente é fácil de encontrar o conteúdo logo de cara. Gosto também da forma como o conteúdo foi dividido, começando pelo básico da história dos vampiros e dissecando o assunto de várias formas possíveis (nos cinemas, nos games, nas séries), mantendo a linearidade. Bom trabalho meninos 🙂
Além de tudo no fim do livro há um especial com os 20 melhores filmes de vampiros e 120 cartazes de filmes sobre o tema, lançados entre 1920 e 2010. Um mar de referências pra quem gosta do assunto.
O livro foi lançado pela Editora Europa, tem 148 páginas (generoso) e o valor de compra é R$39,90. Se quiser você pode comprar no site da Editora Europa ou na Saraiva.
Amei, vou ter que comprar. Eu amo histórias sobre vampiros.
Nossa, que caro para 148 páginas hehe, apesar que é uma colêtanea praticamente hehe, eu terei que ler também, essas coisas sempre ajudam com várias idéias, claro que pulando as partes dos vampiros brilhantes (: