Necronauta #1 de Danilo Beyruth
*Texto originalmete publicado no Ambrosia dia 17/08/10 – veja no link
No HQ em Pauta eu tive a feliz oportunidade de conhecer trabalhos de ótimos artistas nacionais. É uma briga pessoal com a minha própria cabeça, que costuma dar valor demais só pro que é de fora. Mas o Twitter e os eventos sobre o assunto fizeram a minha cabeça ser mais receptiva.
Após ver alguns comentários pela internet, tive contato pessoalmente com a premiada obra de Danilo Beyruth e ganhei um autógrafo dele no meu exemplar.
O encadernado, lançado pela HQM Editora, é uma compilação de diversas histórias rápidas lançadas de forma independente. Era tudo em formato de zine mesmo, impresso em xerox, segundo o que o próprio Danilo conta nas breves introduções de cada capítulo. Somente a última foi publicada colorida numa edição da revista Popgun #3, da editora Image.
O Necronauta é, como ele próprio define, “um salva-vidas dos mortos”. Vestido com uniforme de super-herói e usando o menor disco voador do mundo como transporte, ajuda almas perdidas entre a morte e a luz a encontrarem seus próprios caminhos. Essa é a função dele, e ele é bem versátil nessa tarefa.
O personagem é muito bacana e carismático, mesmo lidando com a morte. Ele deve ser do mesmo time da irmã mais velha do Sonho, a Morte de Sandman. Além de tudo, é um cara com espírito criativo e tem muita bravura. Mas a cereja do bolo são as análises dos problemas das pessoas que ele tem que ajudar. Há um leve humor negro que é totalmente desculpável, afinal de contas ele é o barqueiro da morte vestido de super herói.
As histórias, que são bem curtinhas, sintetizam a dificuldade das pessoas de encarar os problemas da vida real e como existem casos em que o remorso, o medo, a sensação de fracasso e outros sentimentos tão ruins podem bloquear a vida de um indivíduo. Estes pequenos arcos ficam cada vez melhores com o passar do tempo, e os dois últimos, mais longos e que mostram mais o mundo em que o Necronauta vive, são as minhas preferidas, há mais espaço pra desenvolver o incrível potencial do personagem. São pequenos contos de como superar problemas lembrando do que existe de bom na nossa vida.
Necronauta provavelmente é muito melhor do que eu consigo escrever. Além de ser indicado ao HQMix de 2008, a coletânea Popgun ganhou o prêmio Eisner de melhor antologia, e o Necronauta está lá.
Necronauta – Vol.1: O Soldado Assombrado e Outras Histórias
Edição Especial
Editora: HQM Editora
88 paginas
Preço: R$ 29,90
Formato: 16,5 x 24 cm
Se você quiser, pode comprar na Comix
Vc usou uma palavra que não pode faltar em qualquer resenha do Necronauta: Pontencial!
Boto muita fé nesse personagem. É o primeiro super herói "brasileiro" com grande potencial. Acredito que o Necronauta pode alcançar um nível altíssimo, algo como um novo Hellboy. Adoraria ver o Mignola nos desenhos. Aguardo e confio.
Larissa passei para conhecer seu blog ele é encantador, not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha